Resumo: Sistema de valores estruturante da identidade dos povos e do comportamento dos Estados, a cultura é igualmente “inextricável e central” ao desenvolvimento econômico “oferecendo tanto o contexto no qual o progresso econômico ocorre, quanto o próprio objeto de desenvolvimento”. Este GT tem por objetivo abrigar os estudos sobre identidade cultural; formulação e execução de políticas culturais; patrimônio cultural; agenda cultural; economia cultural; mercado e consumo cultural; redes institucionais; espaços de sociabilidade; espaços regionais; instituições regionais; instituições internacionais; integração regional; relações culturais; diplomacia cultural; globalização; bens culturais; produtos culturais; serviços culturais; cultura livre; indústrias culturais; indústrias criativas.
Justificativa: Considerando-se os atuais embates em prol da proteção da diversidade cultural e a crescente importância do setor cultural na economia mundial (em 2005, segundo dados da UNESCO, a economia da cultura representou em torno de 7% do PIB mundial) como um dado concreto dos desafios e perspectivas postos pelo fator cultural para o desenvolvimento dos povos e o diálogo entre as nações, é objetivo deste GT refletir sobre o tríptico cultura-política-economia a partir de uma perspectiva do Mercosul.
15/09 - 5ª feira - Manhã (08h30 às 10h30)
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Mariana Cerviño
La problemática construcción del valor del arte en países periféricos. Aproximaciones al caso argentino
En la construcción del valor simbólico de los bienes artísticos se entrecruzan lógicas no siempre armónicas entre sí. El estudio del caso del arte argentino contemporáneo permite observar dos tipos de obstáculos para dicha conformación. En primer lugar, la debilidad del coleccionismo privado, y al mismo tiempo, un deficitario rol estatal en la preservación de este patrimonio. Y en segundo lugar, las condiciones desiguales de circulación de estos bienes en el circuito internacional de arte de los países periféricos como el caso argentino, condicionadas por las miradas que se imponen desde los centros. Proponemos desarrollar los problemas relativos a la construcción del valor del arte, subrayando la pertinencia de distintos enfoques para los casos de países periféricos
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Ana E. Wortman
Dilemas de la democratización cultural en Argentina y Brasil.
Suele ser frecuente escuchar la importancia que ha asumido la cultura en las economías de nuestros países. En particular en la Argentina se alude a un sostenido crecimiento de la economía y fundamentalmente de la significación de la cultura en la economía. las políticas culturales de Brasil parecen no estar exclusivamente centradas en esta potencialidad. Aparecen como eje singular de la democratización de la sociedad, una serie de iniciativas destinadas a promover el consumo cultural, tanto a nivel nacional como a nivel de políticas urbanas.
Nos proponemos entonces, a través de esta presentación cuáles son las concepciones de democratización que subyacen a dichas políticas culturales en perspectiva comparativa
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marcello de souza freitas
RELAÇÕES CULTURAIS NO CONE SUL: Expectativas em Relação ao Papel da UNILA como Fator de Ampliação do Mercosul Cultural (2007 - 2009)
O trabalho tem como meta apresentar a iniciativa brasileira na área educacional e cultural para a integração regional, sendo o exemplo aqui analisado a Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). Discutimos ainda a recepção desta ação cultural para os demais países-membros do MERCOSUL. Consideramos ainda importante analisar a proposta e construção da UNILA sob o ponto de vista dos demais países do bloco, de forma a acompanharmos a evolução da recepção dessa ação brasileira no que tange os assuntos culturais no MERCOSUL.
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maria margarida cintra nepomuceno
A Missão Cultural Brasileira no Paraguai: diplomacia e mediação cultural
A presente comunicação tem como objetivo contribuir para a construção da historiografia das relações culturais estabelecidas entre Brasil e demais países da America Latina, em um período anterior ao estabelecimento de uma política cultural para o MERCOSUL. Desde a década de 40, intelectuais brasileiros participaram do programa denominado Missão Cultural Brasileira (MCB), coordenado pelo departamento cultural do Itamaraty. Diante da sua relevância, o programa foi considerado por alguns diplomatas tão significativo, quanto as demais ações diplomáticas de proximidade desenvolvidas pelo Brasil na região.
O foco desse estudo é a MCB do Paraguai, através de cujo programa foram criados institutos culturais, escolas e fundações de ensino, e, a partir dos anos 60, um dinâmico setor de artes visuais, coordenado pelo artista-gravador brasileiro Lívio Abramo.
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monica Leite Lessa
Compromissos e Perspectivas : notas sobre a política cultural do Brasil para o Mercosul (2003-2010)
Esta comunicação oferece um balanço analítico das iniciativas e realizações do governo brasileiro, entre 2003 e 2010, no âmbito de sua política cultural para o Mercosul. Examina-se aqui a importância atribuída ao papel da cultura no processo de integração, o protagonismo de outros atores na formulação e execução dessa política, e a inédita democratização da formulação da política externa brasileira, antes exclusivamente tratada no âmbito do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
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15/09 - 5ª feira - Tarde (15h00 às 17h00)
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Paula Miguel
Un “espíritu emprendedor”. Diseñadores de indumentaria, trayectorias profesionales y estrategias de valoración simbólica en la ciudad de Buenos Aires
Tomando como punto de partida el caso de la ciudad de Buenos Aires en tanto polo influyente de desarrollo de producciones culturales y simbólicas, este trabajo se enfoca en el ámbito de la producción de diseño de indumentaria: un sector que se ha desarrollado notoriamente en la última década, junto con la emergencia de un nuevo tipo de productores, y sirve como paradigmático para comprender el impacto de transformaciones más generales registradas en otras áreas de la producción a la vez material y simbólica.
Este trabajo se propone aportar una clave de lectura que permita avanzar en la respuesta de algunas preguntas: ¿Cómo explicar esas transformaciones recientes? ¿Cuál es el sentido y el alcance de esos cambios y cuáles sus implicancias? ¿Bajo qué condiciones se produjeron los cambios y que motivó a esos nuevos agentes a embarcarse en prácticas emprendedoras?
Trabajando específicamente sobre diseñadores -que actualmente la prensa especializada, el reconocimiento de becas y premios y distintas instancias de legitimación de su trabajo permite catalogarlos como diseñadores “consagrados”-, se presentan las trayectorias de los primeros egresados de la carrera de diseño de indumentaria de la Universidad de Buenos Aires, que posteriormente se convirtieron en empresarios, en un período marcado por el fuerte deterioro de la industria textil y de la confección, donde influye la profunda crisis de 2001-2002. Si bien estos diseñadores comparten una misma formación universitaria, el grupo dista de ser homogéneo y las trayectorias de sus integrantes difieren entre sí. Sin embargo, existen elementos comunes que han contribuido a la construcción de su lugar en el mundo y, por decirlo de alguna manera, a conformar su legitimidad y prestigio. Entre esos elementos comunes se encuentra una pertenencia a los sectores medios y lo que analíticamente se propone en este trabajo como la conformación de un “espíritu emprendedor”, que excede la formación profesional y se entrecruza con diferentes experiencias en el desarrollo vital en el marco de procesos sociales, culturales, políticos y económicos más amplios.
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Inés Rodriguez Moyano
Instituciones educativas y privilegio social
En el caso del campo educativo argentino, el rápido desarrollo y diversificación de la oferta institucional a partir fundamentalmente de los años 90, acrecentó ampliamente el universo de perfiles escolares transformando profundamente el sentido de la educación. En esos años se vio crecer, especialmente en la Ciudad de Buenos Aires, los colegios privados de todos los niveles del sistema. Si antaño el sentido de escuela estaba asociado fundamentalmente a la producción de homogeneidad cultural, en un contexto institucional progresivamente diferenciado, éste comienza a ligarse a la producción de diferenciación social mediante la adquisición de capitales culturales y sociales definidos. En esta ponencia nos interesará analizar el rol de la escuela en la producción de fronteras culturales en los sectores altos a la luz de los cambios operados en el campo cultural y social argentino.
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Thamiris Bastos Lopes
Educação e Patrimônio: A importância do fazer pedagógico nos museus.
O presente estudo investiga a preservação dos patrimônios culturais através de uma educação que valorize os sentimentos de pertencimento e preservação dos conjuntos de bens materiais e imateriais fundamentais para a manutenção da identidade de um povo. Será priorizada a valorização do patrimônio cultural em museus devido a importância dos acervos colocados a serviço da sociedade visando ampliar os campos de construção identitária. Objetivando investigar a realidade da prática da atuação do pedagogo nesses espaços, relataremos o resultado da pesquisa de campo realizada nos Museus do IBRAM do município do Rio de Janeiro que possuem pedagogos atuando nos setores educativos. Concluímos o estudo, certos da impossibilidade de encerramento das discussões acerca do tema. Nosso objetivo é contribuir com a ampliação do debate nos espaços acadêmicos almejando a qualidade da educação em nosso país.
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Caroline dos Reis Lodi
O patrimônio cultural do Mercosul como via para o desenvolvimento
Considerando as propostas para o patrimônio cultural estabelecidas pelo Mercosul desde 1996, quando da assinatura do Protocolo de Integração Cultural do Mercosul ou Protocolo de Fortaleza; o incentivo de agências internacionais como UNESCO e UNCTAD à Economia Criativa e; a noção de desenvolvimento delineada pelo economista Amartya Sen – que transpõe a pauta da Economia e do Comércio –, este trabalho tem como objetivo apresentar de que maneira as políticas públicas para o patrimônio cultural, mormente aquelas formuladas durante o primeiro mandato de Lula da Silva (2003-2006), em âmbito regional, podem acarretar em benefícios de cunho social e econômico para os países envolvidos, bem como contribuir para a boa imagem dos mesmos no sistema internacional.
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16/09 - 6ª feira - Manhã (08h30 às 10h30)
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Carlos Eduardo Oliva, Paloma Maria Rodrigues Augusto
Contra-Hegemonia na Música Popular Brasileira: Integração e Emancipação Latino-Americanas na obra de Taiguara
Essa pesquisa em andamento, iniciada no âmbito do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia da UFRJ, procura identificar de que forma o artista Taiguara, cantor e compositor inicialmente identificado com a Música Popular Brasileira, passou a veicular em seu trabalho uma posição contra-hegemônica ampla, visando defender a construção de outra América Latina e de outro mundo, propondo a valorização das culturas latino-americanas, indígenas e africanas através da presença de certas sonoridades e ritmos em suas canções, além de procurar promover uma interpretação política sobre o Brasil e a América Latina através das suas letras. Apresentarmos esta pesquisa é relevante ao se discutir resultados e perspectivas do MERCOSUL nas dimensões das artes, identidade e patrimônio cultural, por tratar duma obra a ser redescoberta, que propunha a integração e emancipação latino-americanas.
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Bruno Frederico Müller
O Sentido Político do Multiculturalismo: Um Estudo a partir da Esquerda Sul-Americana
Pretendemos investigar a importância do multiculturalismo no discurso político da esquerda contemporânea, particularmente na América do Sul. Para tanto, partimos do contexto da globalização, considerando os conflitos étnicos e as manifestações do ativismo político transnacional, desde o ciclo de Conferências das Nações Unidas até o Fórum Social Mundial, para fazermos, em seguida, um estudo de casos dos Estados Plurinacionais da Bolívia e Equador. Indagamos como o multiculturalismo, definido por Slavoj Zizek como a “lógica cultural do capitalismo multinacional”, torna-se referência para a formulação de um projeto político de esquerda pós-moderna. Nosso argumento é que este arranjo produz uma contradição que não resolve, mas reafirma a crise ideológica da esquerda, e sua herança iluminista, e o dilema da construção de uma alternativa pós-soviética ao capitalismo global.
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Amanda Patrycia Coutinho de Cerqueira
Nuestra América: economia, cultura e integração a partir da indústria cinematográfica latinoamericana
É na crise paradigmática do desenvolvimento que a complexidade econômica e política da cultura surge como catalisador precioso. A contribuição que segue é baseada em estudos econômicos do setor cinematográfico. No modelo ainda hegemônico das indústrias culturais, a fragilidade do fluxo econômico está sobretudo na distribuição. A UNESCO apontou que os produtos culturais da América Latina correspondem a apenas 4% do comércio mundial do setor. O desenvolvimento desta economia está atrelada principalmente à necessidade, no âmbito do MERCOSUL, do estabelecimento de vínculos mais estreitos de política cultural. O trabalho procura levar à discussão a criação de uma Agência Cinematográfica Latinoamericana para o fomento da distribuição de filmes no mercado, protegendo a diversidade cultural. A partir daí procura-se executar as já existentes diretrizes e recomendações em torno do setor.
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Marina Moguillansky
Pantallas del Sur. La integracion cinematografica a veinte años del Mercosur
La ponencia presenta los principales hallazgos de mi tesis de doctorado sobre la integración cinematográfica entre los países del Mercosur (1991-2010). Se propone una periodización que articula la evolución del cine y de la integración regional en el Mercosur, distinguiendo el inicio de la integración (1991-1995), su consolidación en un formato neoliberal (1996-2002) y el giro hacia una integración ampliada (2003-2010). En cada período se estudian los avances de la coproducción cinematográfica, la evolución del intercambio regional de estrenos en las salas comerciales y el desarrollo de políticas públicas para el cine del Mercosur. Para concluir, se señalan los límites del proceso de integración cinematográfico, vinculados con la estructura oligopólica del mercado, las asimetrías de desarrollo industrial e institucional y los asuntos pendientes para la política de cine del Mercosur.
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