Resumo: O grupo de trabalho 25 “AS UNIVERSIDADES, O FOMERCO E O MERCOSUL” tem como objetivo discutir a educação superior na América Latina e o papel das universidades no processo de integração regional, tema basilar que norteou a constituição do FoMerco. O GT 25 busca ainda abordar o papel do Fórum Universitário Mercosul e demais redes acadêmicas enquanto espaço de análise, discussão e promoção da integração no Mercosul e na América Latina.
Justificativa: O Fórum Universitário Mercosul – FoMerco – surgiu em novembro de 2000 durante o “I Encontro Anual Mercosul em Debate”. O referido encontro foi realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), após três seminários preparatórios que haviam tido como tema "As Atividades das Universidades sobre o Mercosul. Presente e Futuro", na PUC Minas, na PUC São Paulo e na Universidade do Vale do Itajaí. Há quatorze anos, portanto, os encontros promovidos pelo FoMerco vem se configurando como um importante espaço de discussão de temas de importância estratégica para o Mercosul e para a América Latina. Nesse sentido, o GT 25 busca trazer para o debate os temas que estão na base constitutiva do FoMerco, quais sejam, a educação superior no Mercosul e na América Latina e o papel das universidades, das instituições de ensino superior, do FoMerco e das demais organizações e redes acadêmicas no processo de integração regional.
Subtemas:
1 - A Educação Superior no “Setor Educacional do Mercosul”: avanços e desafios.
2 - A integração da educação superior na América Latina.
3 - O FoMerco, as organizações de ensino e pesquisa e as redes acadêmicas no processo de integração regional
4 – As universidades e os programas de estudos de cunho integracionista na América Latina.
5 - A Educação Superior nos países latino-americanos e caribenhos
6 – O ensino de pós-graduação na América Latina e a integração.
Bibliografia
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15/09 - 5ª feira - Manhã (08h30 às 10h30)
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Daniela Vanesa Perrotta
La política nacional y la política regional en educación superior en el MERCOSUR
Este trabajo recoge los principales hallazgos de una investigación ya finalizada sobre la particularidad de las políticas de educación superior en el MERCOSUR.
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Dênis Valério Martins
A integração segundo Símon Bolívar, MERCOSUL E UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana): uma história comparada.
O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) tem como um dos objetivos a busca pela integração e pelo desenvolvimento da América do Sul através de políticas comuns aos Estados Partes. A questão da integração latino-americana remete automaticamente ao grande líder e precursor da ideia de uma América Latina una: Símon Bolívar. Tanto Bolívar quanto o MERCOSUL, respeitadas as suas diferenças históricas e políticas, aspiraram à integração não como um fim em si mesmo, mas como um meio para alcançar outros objetivos. A integração, recentemente, tomou forma na criação da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) sediada em Foz do Iguaçu – PR, que recebe alunos e professores da América Latina. Assim, Bolívar, MERCOSUL e UNILA têm na integração um conceito comum. A pesquisa buscará aproximações entre as concepções do termo integração.
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Mauricio Loboda Fronzaglia
O Processo de Bolonha: a construção de uma política pública internacional e suas lições para uma integração do ensino superior no Mercosul.
O trabalho, resultante da minha pesquisa de doutorado pela Unicamp, explora a criação e o desenvolvimento do Processo de Bolonha como exemplo de uma política pública internacional que, como definido na tese de doutoramento, é o resultado da dinâmica de constante interação de agentes distintos nos planos locais, nacionais e internacionais.
Nesse caso específico os agentes são os governos representados pelos ministros responsáveis pelo ensino superior, as universidades representadas pela sua entitade europeia (EUA - European University Association), os estudantes e sua entidade representativa européia (ESU - European Students' Union) e organizações internacionais (como diferentes orgãos representativos da União Européia, visto que o Processo de Bolonha não faz parte da estrutura institucional oficial desse professo de integral, embora mantenha relações de cooperação e, muitas vezes, conflito com a Comissão Européia).
O contexto de atuação do Processo de Bolonha e do seu desenvolvimento, expresso recentemente pelo lançamento oficial do Espaço Europeu de Ensino Superior (
em 2010) e do Forum Político do Processo de Bonho (no ano aterior), englobam as dimensões locais, nacionais e internacionais da política pública de ensino superior na Europa.
A partir desse estudo torna-se claro a existencia de um novo tipo de política pública que não se restinge ao seus limites e paradigmas nacionais, e esse novo tipo de política pública tem como ponto distinto as relações constantes de interações entre o subancional, o nacional e o interncional, entre os atores estatais, e os não estatais (locais ou internacionais).
Desta forma, após a explanação do desenvolvimento presento do Processo de Bolonha e do Espaço Europeu de Ensino Superior o trabalho propõe-se a analisar as possibilidades para o surgimento de um espaço de ensino superior no âmbito dos países membros do MERCOSUL e seus possíveis desdobramentos através da ações das Universidades, pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu, que tem sua atuação dentro desse processo de integração regional, e pela ação dos estudantes e dos atores estatais. Pretende-se um dignóstico resumido dos valores, dos objetivos e das dinâmicas possíveis de interação entre esses atores no contexto da integração regional iniciada pelo MERCOSUL.
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15/09 - 5ª feira - Tarde (15h00 às 17h00)
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Juliana Athayde Silva de Morais
“Caminhadas de universitários de origem popular”: uma análise comparativa
O trabalho possui como tema central o ingresso e a permanência de pessoas oriundas de comunidades populares no ensino superior público brasileiro. Considerando os descompassos existentes entre o ensino básico e o ensino superior públicos, a pesquisa propõe a análise de trajetórias que constituem os “casos atípicos”, sendo consideradas como excepcionais, fruto de um verdadeiro “sucesso escolar”. É objetivo apresentar a análise da coletânea “Caminhadas de universitários de origem popular” (2006), derivada do “Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” - uma parceria do Ministério da Educação com 33 Instituições Federais de Ensino Superior e o Observatório da Favela, que permite tecer comparações entre os perfis e a realidade de inserção social das IFES a nível nacional, levando em consideração o processo de produção escrita autobiográfica.
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Maria Nelida Gonzalez de Gomez
Da política científica à governança do conhecimento
Pesquisa e a educação, seriam fatores insubstituíveis, junto as ofertas vigorantes das tecnologias digitais - interativas, nômades e hipermídiaticas-, que se mostrariam habilitados para mediar novos experimentos econômicos, sociais e culturais de inovação na América do sul. Se para alguns as Universidades tem em suas mãos o poder e a dívida de nutrir as variáveis epistêmicas desses processos, para outros ela oferece um arcabouço limitado para os novos modelos de governança do conhecimento.
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