Resumo: Este GT se dedica a estudar as relações entre a mídia e a economia, a mídia e a opinião pública, a mídia e os centros de decisão política privados e públicos. Aborda também questões ligadas ao funcionamento da mídia, ao seu acesso e a sua relação com a democracia.
Justificativa: As pesquisas transdisciplinares que transitam entre as áreas da comunicação, da economia, da política e das relações internacionais são escassas, apesar de abordarem questões fundamentais para o entendimento das relações de poder nas sociedades. Este GT20 é um espaço dedicado a preencher essa lacuna.
15/09 - 5ª feira - Manhã (08h30 às 10h30)
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Adriana Suzart de Pádua
Integração Regional na Mídia Nacional: Observatório de Política Externa Brasileira como fonte de pesquisa.
O fomento à integração regional foi uma das marcas da política externa do governo Lula, principalmente, em seu segundo mandato. O Observatório de Política Exterior, projeto de pesquisa aplicada desenvolvido na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, campus Franca, pelo curso de graduação de Relações Internacionais, que tem por objetivo difundir informações sobre política externa dos países do Mercosul por meio eletrônico, analisou os editoriais dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense, além das reportagens veiculadas nas revistas semanais Veja e Carta Capital sobre o tema durante do ano de 2010 e início de 2011, a fim de verificar as diferenças no direcionamento da conduta do Brasil relativamente a seus vizinhos dado por aquele presidente e pela atual mandatária Dilma Rousseff. Por meio de uma análise quantitativa e qualitativa das reportagens e editoriais, o presente trabalho tentou identificar a forma como a mídia impressa percebeu e transmitiu as informações ao público. Constatou-se que, se por um lado, a imprensa nacional teceu críticas à condescendência do Brasil para com seus vizinhos, indicando que este não seria o melhor caminho para se atingir a liderança da região durante a gestão Lula, as poucas ações da presidente Rousseff no sentido de limitar as exigências dos países sul-americanos, mormente a Argentina, com adoção de medidas protecionistas no comércio entre os dois parceiros mercosurenhos têm sido apoiadas e comemoradas pela mídia nacional.
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16/09 - 6ª feira - Manhã (08h30 às 10h30)
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Monica Simioni
O GDA e a disputa pela hegemonia regional
O Grupo de Diarios América (GDA) é um consórcio de onze jornais tradicionais – no sentido gramsciano – de onze países da América Latina. Criado no início dos anos 90, o grupo negocia anúncios comerciais conjuntos e disponibiliza o intercâmbio de conteúdo jornalístico exclusivo. Trata-se, na prática, de uma estratégia de manutenção da hegemonia do grande capital na região. No entanto, após a recente eleição democrática de governos de esquerda e centro-esquerda em vários países, mas – principalmente – de oposição às políticas neoliberais, o GDA passou a atuar de forma mais agressiva, publicando reportagens de cunho claramente político.
O presente trabalho pretende analisar o papel deste grupo na disputa pela hegemonia na região. Dele participam importantes empresas jornalísticas, corporações multimídia e, inclusive, o capital transnacional. Entre elas o jornal O Globo.
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MARLUCE DE OLIVEIRA RODRIGUES
“O SHOW DE TRUMAN”: UMA ANÁLISE CRÍTICA À INDÚSTRIA CULTURAL
O presente trabalho tem como objetivo analisar o filme “O show de Truman: o show da vida” à luz dos estudos desenvolvidos por pesquisadores da Escola de Frankfurt, bem como de outros filósofos contemporâneos. Para isso, em um primeiro momento, expõe uma síntese do filme em questão e define o que se entende por modernidade. Por meio de revisão bibliográfica, medita sobre questões éticas, morais e sobre o papel do Direito na Sociedade Moderna. Nesse sentido, reflete sobre as mudanças trazidas pela complexidade social e sobre seus desdobramentos no sistema de crenças, hábitos e valores da população. Por fim, levanta a questão do respeito aos direitos individuais e a discussão sobre a racionalidade estratégica dos meios de comunicação, abordando a influência da mídia no comportamento humano.
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Maria Luiza de Castro Muniz
Em busca do Eldorado: Abril vermelho, hegemonias e as práticas comunicativas do MST
Este trabalho objetiva analisar a produção e divulgação de notícias pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra durante o chamado “Abril vermelho”, período em que se intensificam ocupações e marchas por todo Brasil, com rememorações do massacre de Carajás. O período selecionado abrange recente contexto sócio-político, caracterizado pela convergência do aniversário de 15 anos do massacre, da votação do Código Florestal pelo Congresso e ainda pela repercussão na imprensa em geral do assassinato de trabalhadores rurais. Somada a entrevistas com representantes do MST, a análise do conteúdo veiculado em abril e maio deste ano – em site, microblog e jornal impresso – destinou-se à identificação dos enquadramentos (framing) produzidos, bem como à caracterização das práticas comunicativas do Movimento. Ou ‘educomunicativas’, dado seu teor pedagógico e organizativo, com sentido anti-hegemônico.
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Paula de Sousa Constante
Os Limites e as restições da Liberdade de Expressão no Sistema Interamericano de Direitos Humanos e seu liame com a Democracia.
O presente artigo tem como objetivo principal contribuir para uma reflexão acerca da importância do direito à Liberdade de Expressão como integrante de um processo democrático, bem como analisar seus limites e restrições em face do Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). O presente trabalho aborda principalmente os aspectos de natureza jurisprudencial e para isso utilizamos o método indutivo, associado à pesquisa comparada, a fim de construir uma teoria acerca da Liberdade de Expressão para a CIDH, confrontando suas decisões nesta matéria com as decisões da Corte Européia de Direitos Humanos. É de extrema relevância determinar os limites e as restrições desse direito, bem como diferenciar suas dimensões.
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Henrique de Oliveira Teixeira
A regionalização da televisão e o poder local: o caso de São Carlos
Com o desenvolvimento da sociedade da informação observou-se uma tendência crescente de valorização da cultura local pelos mass media. Assim, é possível observar que novos espaços econômicos, sociais e, principalmente, políticos são acionados pelos meios de comunicação transformando a espécie de relação com a esfera pública local, contribuindo para uma dinamização na estrutura do campo de poder e no que diz respeito ao político local. Abrindo-se, desta maneira, a possibilidade de alteração das antigas formas de dominação, baseadas em preceitos como o do clientelismo e coronelismo político, por exemplo. Para tanto, a análise do caso do município de São Carlos pretende determinar as transformações efetivas que a articulação local da comunicação imprime na formação da esfera de poder municipal formal e de constituição de seus atores, no que diz respeito aos pleitos do período de 1989 a 2000.
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