15/09 - 5ª feira - Manhã (08h30 às 10h30)
-
Sandra Galindo da Silva
Adoção de Crianças Negras no Brasil
O presente estudo refere-se às dificuldades encontradas no processo de adoção de crianças com idade acima de dois anos, agravadas entre aquelas de cor negra. Percebemos que na prática adotiva a cor da pele, dentre outras particularidades, mostra-se como um agravante que pode dificultar o acesso ao direito à convivência familiar. A problemática que envolve este trabalho gira em torno das seguintes questões: Existem limitações vividas pelas crianças quando não são adotadas?; Caso haja demora na adoção dessas crianças, quais são os problemas mais comuns que podem ocorrer? A partir do exposto, levantamos as seguintes hipóteses: Existem limitações vividas por estas crianças, decorrentes do fato de serem abandonadas, o que causa dificuldades em se relacionarem; com a demora da adoção estas crianças tendem a permanecer muito tempo nos abrigos, aumentando o sentimento de rejeição e abandono.
|
-
Martiniano Borges de Melo
Luiz Werneck Vianna e a questão do Iberismo na democracia brasileira
Autor de obras já consagradas e premiadas no meio acadêmico, tais como Liberalismo e Sindicato no Brasil, A Transição, e A Revolução Passiva, entre outros, Luiz Werneck Vianna seria tomado como um intérprete contemporâneo do arranjo que se fez possível na singular história brasileira: o resultado da complexa equação que se dá entre a existência de instituições democráticas e a permanência da herança cultural ibérica.
Dentro do contexto ideacional baseado no conceito de Iberismo retratado por Werneck Vianna, esta apresentação visa realizar um balanço a respeito do seu pensamento relacionando a instrumentalização do conceito de iberismo ao tratar do processo de democratização que, nos termos de seu interlocutor, o sociólogo Florestan Fernandes, teria se realizado nos moldes de uma contra revolução burguesa autocrática, prolongada e conservadora.
|
15/09 - 5ª feira - Tarde (15h00 às 17h00)
-
Erly Guedes Barbosa
Silêncio Estampado: Representações das mulheres negras no jornalismo feminino brasileiro
Esta investigação busca apontar como o jornalismo de revista notabilizou a imagem da mulher negra no Brasil. A pesquisa trata-se de uma análise de discurso, tendo como objeto de estudo as revistas Claudia e Marie Claire, revistas femininas brasileiras de grande circulação nacional, no período de outubro de 2007 a março de 2008. Mundialmente, a imprensa tem se firmado como um espaço de grande relevância em que o discurso é um caminho para compreender a realidade social. Afinal, a mídia atinge contextos sociais diversos, e suas mensagens são produzidas a partir de jogos de poder de determinada parcela da sociedade interessada em manter hegemonia econômica, política e simbólica. Dessa maneira, o discurso da imprensa emerge como um local de construção e reprodução das desigualdades raciais e de gênero no Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo de revista. Mulher negra. Discurso.
|
-
Kátia Alves Fukushima
O que representa o Governo Chávez: rupturas ou continuidades?
Observamos em 13 anos de governo Chávez, que o mesmo ainda possui significativa popularidade. Embora a intensa polarização entre governo e oposição tenha gerado conflitos, estes não foram suficientes para abalar o governo. Ao contrário, a cada conflito com a oposição, o presidente saia cada vez mais fortalecido. Partindo de tal avaliação, o presente artigo consistiu na análise da natureza do governo Chávez e o que representa suas ações em relação aos governos anteriores. Dentro de nosso objetivo, analisamos as mudanças promovidas pelo governo a partir da Constituição de 1999, no intuito de verificar se o governo de fato representa uma ruptura ao status quo vigente no período anterior. Diante da discussão travada, verificamos que o governo Chávez, no limite, representa ruptura política, social e cultural, ainda que no âmbito econômico não haja rupturas concretas ao sistema.
|
-
Carla Simar Luciana da Silva Ayres
A experiência do poder: uma análise dos valores políticos entre os dirigentes petistas no estado do Paraná
Três décadas já se passaram desde a fundação do Partido dos Trabalhadores e pode-se considerar inegável o seu papel na construção democrática no Brasil. Muito se falou sobre o partido e suas experiências de governo, e também acerca das transformações valorativas ocorridas no seu interior e em suas bases ao longo dos anos. Mas pouco se discute acerca do que compõe o petista. Tendo em vista algumas inquietações que a atuação do PT no estado do Paraná nos impõe como, por exemplo, o fato de ter surgido no mesmo ano da fundação nacional do partido, composto com as mesmas bases, e apesar disso nunca ter conseguido sucesso eleitoral significativo, como eleger governadores nem prefeituras relevantes, buscaremos analisar os valores políticos expressos pelos dirigentes petistas do estado do Paraná, e identificar como estes valores atuais se relacionam com os da Cultura Política do PT em geral.
|