Em setembro do ano passado, mal encerrávamos o Seminário Internacional FoMERCO BUENOS AYRES 2010, o qual muito deve ao trabalho da Vice-presidente Susana Novick, iniciávamos os preparativos para a realização do XII Congresso internacional do FoMERCO, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus do Maracanã.
Registre-se que em 2010 realizamos o primeiro encontro do FoMERCO fora do Brasil. Agora em 2011, como se trata de um ano ímpar, voltam a se reunir os respectivos Grupos de Trabalho (GTs). Neste aspecto combinamos o trabalho acadêmico descentralizado e flexível, sob a direção dos respectivos coordenadores dos GTs, com a centralidade sugerida pelo tema do XII congresso: vinte anos de Mercosul. Assim, solicitamos o atendimento a esta deliberação aprovada pelo Conselho Consultivo.
Formamos uma sociedade científica dedicada a um só tempo ao trabalho acadêmico, de ensino e pesquisa, mas também aos movimentos sociais que visam à integração regional. Neste particular, avançamos muito ao optarmos por disputar, sem proteção ou favor de qualquer espécie, os editais públicos para captação de recursos. Realizamos belas conquistas, por exemplo, no IPEA e na CAPES-MEC. Isto nos credencia entre os pares para sermos ouvidos e levados em consideração. Demonstra ainda o entusiasmo e a dedicação dos colegas na alavancagem da nossa rede. Novos artigos e resultados de pesquisas vão sendo publicados. Temos a nítida compreensão que está fortalecido o legado transmitido pelo ex-presidente Marcos Costa Lima.
Para além do biênio setembro 2009 a setembro 2011, julgamos que o FoMERCO deva dar continuidade na visualização do futuro - Sulamérica comunidade imaginada - realizando alguns movimentos em relação ao que por aí vem. Por um lado, por exemplo, a ênfase nas políticas vinculadas ao pré-sal, a exigir uma forte solidariedade regional no Atlântico Sul. Por outro lado, mirando a maior institucionalidade organizacional, objetivamos algumas conquistas absolutamente necessárias e que não devem ser mais postergadas. Conclamamos a Assembléia Geral a refletir sobre três temas:
1 - o maior envolvimento dos associados institucionais e membros individuais com a criação de anuidade proporcional à filiação.
2 - a criação de uma secretaria e uma tesouraria que, juntas com o presidente e o vicepresidente, formariam a presidência do FoMERCO.
3 - a conquista da regularização institucional com a obtenção do CGC.
Com vistas ao XII congresso estamos realizando esforços no sentido de proporcionar a todos e todas um belo acolhimento na cidade maravilhosa.
E gostaríamos de agradecer à comissão organizadora, especialmente à coordenadora Dra. Monica Leite Lessa e ao co-coordenador Prof. Domenico Mandarino, Decano do centro de Ciências Sociais da UERJ. Também ao Laboratório Cidade e Poder da Universidade Federal Fluminense (LCP-UFF) pelo apoio que tem sido dado.
Sejam bem vindos ao Rio de Janeiro e ao XII congresso internacional do FoMERCO.
Gisálio Cerqueira Filho
Presidente do FoMERCO
|
|
Desenvolvido por Dype Soluções